Nascedouro


Projeto Itinerante de Apoio à Literatura
— Um Selo da Editora Os Dez Melhores —




O Nascedouro é um selo da Editora Os Dez Melhores que integra um projeto itinerante de apoio à literatura e incentivo à leitura e à escrita, e busca levar até escolas e instituições de ensino palestras e oficinas voltadas exclusivamente para a prática de criação literária.
O Nascedouro oferece quatro projetos diferentes envolvendo atividades literárias, que podem ser escolhidos pela instituição de ensino conforme seus objetivos didáticos.
São eles:

Atividade 01:

Palestra "A Literatura Não é Chata"

O que é:
Voltada para jovens a partir de 12 anos, a palestra é comandada pela escritora, editora e promotora cultural Jana Lauxen, que listará oito motivos práticos que comprovam a importância da leitura para nossa independência intelectual.

Duração:
Aproximadamente 45 minutos.

Investimento:
Transporte + Aquisição de 10 livros do catálogo da Editora Os Dez Melhores.
 
Escritora Jana Lauxen e alunos. 2015. Foto: Arquivo pessoal.
 
Atividade 02:

Literatura Sempre e Racismo, Nunca

Em uma conversa franca e interativa com os alunos, o escritor, revisor e editor Alexandre Durigon, que escreve sob o pseudônimo Afobório, tratará de temas como o racismo e o preconceito, e como a literatura pode colaborar para a diminuição da segregação social e da violência em nossa comunidade. 
Através de ações que envolvem música e criação literária, a atividade é voltada para jovens a partir de 14 anos.

Duração:
Aproximadamente 02 horas.

Investimento:
Transporte + Aquisição de 10 livros do catálogo da Editora Os Dez Melhores.
 
Afobório no Colégio Princesa Isabel, em Carazinho/RS. 2015. Foto: Fernão Duarte.
 
Atividade 03:

Dia Literário

O que é:
Em parceria com a instituição em questão, a Editora Os Dez Melhores organizará um evento literário com duração de um dia, iniciando-se às 9h da manhã e encerrando-se às 17h da tarde, com pausa de duas horas entre 12h e 14h.
Serão, ao total, quatro atividades realizadas junto aos alunos, sendo duas pela parte da manhã, e duas pela parte da tarde.
Nesta oportunidade, serão desenvolvidas ações interativas como palestras e oficinas, todas voltadas para o incentivo da leitura e o exercício da criação literária.
Tais atividades serão definidas conforme a idade dos alunos participantes e os objetivos da instituição.

Dia Literário em Sananduva/RS, com alunos do Colégio Estadual. 2013. Foto: Arquivo pessoal.

A Editora Os Dez Melhores também está aberta a sugestões de temas para a realização destas atividades.
A temática poderá ser escolhida pela instituição em questão, e envolverá o debate sobre determinado assunto, além da criação de textos, por parte dos alunos, abordando o tópico selecionado.
Sugerimos algumas pautas, tais como:

  • Drogas e Drogadição;
  • Bullying;
  • Gravidez na Adolescência;
  • Profissão: o que vou ser quando crescer;
  • Redação para Vestibular;
  • Literatura Marginal;

Duração:
Um dia (dois turnos).

Investimento:
Transporte + Aquisição de 30 livros do catálogo da Editora Os Dez Melhores.

Atividade 04:

Projeto Conte um Conto

Através deste projeto, a Editora Os Dez Melhores lançará um livro contendo textos de alunos da instituição em questão, em uma publicação similar às obras Conte um Conto Vol. I e Conte um Conto Vol. II.
Inicialmente, a escritora Jana Lauxen realizará uma palestra seguida de uma oficina de criação literária. Nesta oficina, os alunos serão apresentados a uma ilustração e, sobre esta ilustração, deverão escrever um conto.
Esta atividade envolvendo palestra e produção textual terá duração de um turno (aproximadamente quatro horas).
Após, os textos serão recolhidos, revisados, editados, e publicados em um livro.
Os alunos/autores participantes assinarão duas vias de um Contrato de Edição padrão, sendo que a editora ficará de posse de uma das cópias desta documentação, e o aluno/autor de outra.
O pai, a mãe ou o responsável legal do aluno/autor também deverá assinar uma via do Termo de Responsabilidade, autorizando a editora a publicar o referido texto na obra.
O livro terá registro no ISBN, Ficha Catalográfica, e inscrição na Biblioteca Nacional.

Lançamento:

A editora organizará um evento de lançamento da obra, ocasião em que os alunos/autores poderão autografar os exemplares do livro no qual participam.
A editora também se compromete a orientar alunos e escola sobre o funcionamento do evento.
Serão elaborados um convite de lançamento e um banner, que serão utilizados durante a divulgação do evento.
Os alunos receberão cerca de 50 convites impressos de lançamento, para que possam distribuir entre seus amigos e familiares.

Lançamento do livro Conte um Conto Vol. II, em Sananduva/RS. 2014.
Foto: Fernão Duarte.

Divulgação:

A assessoria de comunicação da Editora Os Dez Melhores elaborará releases pré e pós-lançamento – material este que será encaminhado para todos os veículos de comunicação da cidade da escola em questão e região, totalizando mais de cem (100) canais contatados entre sites, jornais, revistas, e emissoras de rádio e TV.
Além disso, este material informativo e de publicidade será enviado também para sites e blogs culturais e literários, tanto em âmbito local, quanto em âmbito regional e nacional.

Convite de lançamento do livro Conte um Conto Vol. I. 2013.

Objetivos:

  • Através deste projeto, a Editora Os Dez Melhores procura, além de incentivar a prática da leitura, estimular a produção literária por parte dos alunos participantes. 
  • Demonstrar aos alunos que a literatura pode colaborar para o seu crescimento pessoal e profissional, atuando inclusive como uma válvula de escoamento de suas dúvidas e incertezas. A prática da escrita é uma forma inteligente de transformar a ebulição juvenil, comum aos adolescentes, em uma ação concreta, produtiva, criativa e divertida, resultando em uma produção literária que poderá ser absorvida e aproveitada tanto pelo aluno/autor, quanto pela escola e pela própria comunidade onde o aluno/autor está inserido.
  • Comprovar a importância da leitura e da boa produção textual para a vida pessoal e, principalmente, profissional do aluno. Apresentar-lhes as vantagens que a literatura pode oferecer, e o quanto um profissional que gosta de ler e sabe escrever se diferencia no mercado de trabalho, independente da profissão escolhida.
  • Desafiar o aluno a criar uma redação criativa a partir de uma ilustração, estimulando seu raciocínio e sua criatividade.
  • Oportunizar ao aluno/autor a publicação de seu texto em um livro de forma séria e profissional, instigando-o a continuar escrevendo e aperfeiçoando-se cada vez mais.
Lançamento do livro Conte um Conto Vol. I, em Carazinho/RS. 2013.
Na foto, Jana Lauxen e os autores da obra. Foto: Igor Reschke.

Investimento:

O Selo Nascedouro, assim como todo o trabalho desenvolvido pela Editora Os Dez Melhores, é personalizado. Desta forma, para cada instituição atendida será elaborado um projeto e um roteiro de trabalho específico.
Caso você seja diretor, professor ou responsável por alguma instituição e/ou escola, entre em contato conosco através do e-mail contato@editoraosdezmelhores.com.br


Livros já lançados através do Selo Nascedouro:

Conte um Conto Vol. I 
(Org. Jana Lauxen)

Ilustração: Shiko.

A obra reúne 17 textos, de 17 crianças e adolescentes, todas integrantes do grupo Geração 148 e da Escola de Danças Arabesque, ambas da cidade de Carazinho/RS.
Lançamento ocorrido em novembro de 2013.
*
Adquira seu exemplar clicando aqui.
Veja fotos da oficina que gerou o livro clicando aqui.
Veja fotos do lançamento clicando aqui.


Conte um Conto Vol. II 
(Org. Jana Lauxen)

Ilustração: Mario Cau.

A obra reúne 63 textos, de 63 crianças e adolescentes, todos alunos do Colégio Estadual Sananduva/RS.
Lançamento ocorrido em abril de 2014.
*
Adquira seu exemplar clicando aqui.
Veja fotos da oficina que gerou o livro clicando aqui.
Veja fotos do lançamento clicando aqui.


Jovens Escritores Brasileiros 
(Org. Jana Lauxen e Reni Terezinha Duarte)

Ilustração: Ebbios.

A obra reúne 18 textos, de 21 alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi, de Sananduva/RS. O livro conta ainda com 08 ilustrações, também confeccionadas pelos estudantes.
Lançamento ocorrido em novembro de 2014.
*
Adquira seu exemplar clicando aqui.
Veja fotos do lançamento clicando aqui.


Gazeta do Novo Escritor 
(Org. Jana Lauxen e Reni Terezinha Duarte)

Ilustração: Germano Vivan.

A obra reúne 21 textos de 26 alunos do Colégio Estadual Sananduva/RS, além de 02 ilustrações, também elaboradas pelos estudantes.
Lançamento ocorrido em outubro de 2015.
*
Adquira seu exemplar clicando aqui.
Veja fotos do lançamento clicando aqui.


Biografia da Responsável pelo Projeto:


Jana Lauxen tem 32 anos, é editora, produtora cultural e escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (2009), O Túmulo do Ladrão (2013) e O Duplo da Terra (2016). Já publicou em mais de quinze coletâneas, e organizou dez, algumas em parceria com outros escritores.
É responsável pelo Projeto Nascedouro da Editora Os Dez Melhores, e ministra palestras e oficinas literárias gratuitas para alunos de escolas públicas. Já organizou e editou quatro livros através desta iniciativa, publicando textos e desenhos de mais de 120 estudantes gaúchos.
Atualmente trabalha na Editora Os Dez Melhores e é redatora na agência Teia de Marketing Literário Virtual.

Contatos: