quinta-feira, 13 de julho de 2017

Lançamento do livro “Pequenos Escritores do Rui”: uma resenha


No sábado de manhã, dia oito de julho, enquanto olhávamos as fotos do lançamento do livro “Pequenos Escritores do Rui”, que havia acontecido na noite anterior, observamos algo que, na hora do evento, passou despercebido: no momento em que os alunos foram chamados para sentar-se nas mesas dos autores, o jogo de luzes criou uma projeção atrás de cada um, fazendo parecer que eles eram maiores do que realmente são.
Vejam com seus próprios olhos:




Para nós, estes reflexos representam, com precisão e beleza, o que foi o lançamento do livro “Pequenos Escritores do Rui”. Autores pequeninos, cuja idade varia entre oito e nove anos, mas que se tornaram gigantes ao aceitar um desafio do qual muito adulto iria fugir: escrever uma história. E mais: desenhar sua história. E não apenas isso: também lançar seu texto e seu desenho em um livro, e autografá-lo, como qualquer escritor profissional faria.


Pois estes 58 alunos do Colégio Sinodal Rui Barbosa, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, não só aceitaram o desafio sem pestanejar, como também o desempenharam com louvor, carisma e inteligência.


A noite do dia sete de julho foi somente deles, que brilharam como brilha toda criança, quando encontra a oportunidade de mostrar que não é apenas um rostinho fofo e bonito: mas sim um pequeno cidadão em construção que, não demora, estará ativo e operante em nossa comunidade, em nossa cidade, em nosso Brasil.


E por isso a importância de, desde cedo, mostrar a eles o quanto a literatura é nossa aliada na hora de pensar e fazer pensar.


A obra “Pequenos Escritores do Rui” reúne o trabalho árduo e desafiador de 58 pequeninos pensadores, que na hora de escrever puderam se colocar no lugar de seus personagens, e entender o que é estar na pele do outro. Algo chamado empatia, o atalho mais curto para resolver todos os problemas deste mundo que chamamos de nosso.


Os pequenos escritores do Rui, ao escreverem suas histórias e experimentarem a empatia de um jeito que apenas quem escreve uma história pode experimentar, tornaram-se grandes. Como a imagem ampliada refletida na parede, naquela noite tão especial.


Mas não se engane, caro leitor, cara leitora: estes 58 escritores não chegaram aqui sozinhos. Porque, apesar de sua grandiosidade, os autores deste livro são apenas crianças.


Crianças que somente se tornaram gigantes porque puderam contar com o privilégio de ter uma família que também enxerga na cultura e na educação uma maneira de tornar nosso país um país melhor.


Crianças que somente se tornaram gigantes porque possuem uma escola que não mede esforços para fomentar o que há de melhor em cada aluno, estimulando seus talentos, fazendo-os sentirem-se capazes de ir além.


Crianças que possuem professores comprometidos e empolgados, que transmitem seu comprometimento e empolgação aos seus alunos de maneira natural e espontânea.



Para nós, da Editora Os Dez Melhores, é uma alegria sem tamanho encontrar pais e professores, famílias e escola, tão envolvidos em um único objetivo: transformar seus pequenos em grandes.


Cuidar das crianças como cuidamos de uma frágil muda de árvore que, se hoje é delicada e pequenina, amanhã será forte e grande, e de seus galhos se colherão saborosos frutos.


A maior árvore um dia foi sementinha frágil e vulnerável. E se hoje é majestosa e produtiva, foi por que alguém a regou, a cuidou, a amou, a adubou, a fez brotar e crescer saudável, amada e protegida. Quanto mais fértil é o solo, mais forte é a planta.


Vocês são o solo fértil onde germinam estas 58 sementinhas, Colégio Sinodal Rui Barbosa, pais, professores, familiares.


Vocês são os responsáveis por aquela enorme e emblemática imagem refletida atrás de cada um de seus pequenos, na noite de sete de julho de 2017.


Aquela projeção na parede, de cada um destes 58 grandes escritores do Rui, é um prenúncio do amanhã; uma projeção do que ações como esta fazem pelas nossas crianças, transformando-as em cidadãos pensantes e atuantes, capazes de escrever sua própria história, e dar a si e aos outros um final feliz.


Este é o objetivo da Editora Os Dez Melhores. Também queremos ser solo fértil, para que nossas sementes cresçam e floresçam; para que os pequeninos de hoje sejam amanhã exatamente o que a luz projetou na parede, na noite do dia sete de julho de 2017: grandes.
Em tamanho, mas também em mente e em coração.


Ao que tudo indica, assim será.



Veja mais fotos do evento clicando aqui.