terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Motivos para celebrar a vida: muitos


Foto: Raquel Bresolin.

Quando fundamos a Editora Os Dez Melhores, em 2013, eu e meu sócio, Alexandre Durigon, tínhamos em mente uma ideia clara: publicar livros nos quais acreditamos. Queríamos nos envolver em projetos que realmente nos motivassem; um trabalho que promovesse satisfação pessoal, além de profissional. 
A quantidade nunca foi nosso objetivo; a qualidade, sim, sempre. Estávamos atrás de livros e autores que nos desafiassem enquanto editores, e enquanto leitores e escritores também. Um objetivo bastante presunçoso, admito.
Hoje, três anos após a fundação da editora, fico feliz em olhar para trás, para o nosso catálogo, para o nosso portfólio, para o caminho que já percorremos até aqui, e perceber que estamos conseguindo manter o foco no motivo que nos fez abrir uma editora.
Porque para cada projeto que realizamos, para cada livro que lançamos, para cada autor que publicamos, sentimos no peito aquela sensação confortável de unir a teoria com a prática, e alcançar um resultado que nos enche de orgulho e aconchego.
E não foi diferente com o último livro publicado pela Editora Os Dez Melhores, a obra poética Celebre a Vida, da escritora carazinhense Marinilce Schmitz. O livro reúne 60 poemas, que abordam os mais variados assuntos: amor, reconciliação, fé, tristeza, renascimento, família, relacionamento.

A autora Marinilce Schmitz no lançamento do livro "Celebre a Vida". Foto: Fernão Duarte.

Fica claro no texto de Marinilce que a literatura atua em sua vida como uma válvula catalisadora de suas dores e sentimentos, e assim sua poesia possui vida própria – algo que os poetas talvez denominem alma. Alma literária. Alma emocional.
Somente por isso, já teria valido a pena lançar Celebre a Vida. Só que havia ainda mais: Marinilce tinha planos de transformar o lançamento de seu livro na mola propulsora do primeiro dominó, aquele que promove uma reação em cadeia incontrolável, movimentando todos os outros dominós que, até então, jaziam parados, inertes.
Assim, apresentou para a editora um projeto incrível: utilizar o lucro da venda dos exemplares da obra Celebre a Vida para a realização de um projeto literário no Yacamim, entidade que atende jovens em situação de risco na cidade de Carazinho/RS.

Foto: Arquivo pessoal / Yacamim.

A ideia é realizar oficinas de produção textual entre as crianças e os adolescentes atendidos pela instituição, e em seguida publicar um livro, contendo textos e desenhos produzidos pela gurizada.
Os planos de Marinilce vieram totalmente de encontro ao Nascedouro, projeto social que mantemos desde nossa fundação, e que já lançou quatro livros, publicando textos e desenhos de mais de 120 estudantes gaúchos.

Lançamento do segundo livro do Nascedouro em Sananduva/RS. 2014. Foto: Fernão Duarte.

Ou seja: fechou na hora!
O lançamento do livro Celebre a Vida aconteceu dia 20 de novembro, e de lá pra cá, só melhora. A cada dia que passa, o projeto literário do Yacamim se torna mais real, mais palpável, mais possível.
E isso, novamente, nos enche de alegria e satisfação.
Então, se eu posso dar uma sugestão para você, caro leitor, cara leitora: compre um exemplar da obra Celebre a Vida (clique aqui e faça isso já). 
Compre para você, compre para seu amigo secreto, compre de presente de natal, de aniversário, de formatura, de ano novo.


Porque além de levar para casa um livro de extrema sensibilidade e qualidade literária, você ainda estará presenteando a meninada do Yacamim com o melhor presente que podemos deixar para nossas crianças: conhecimento, educação, cultura, literatura.
Neste final de 2016, nós, da Editora Os Dez Melhores, só podemos celebrar a vida, e agradecer por encontrarmos em nosso caminho as pessoas certas para fazer acontecer.