terça-feira, 9 de agosto de 2016

1º Sábado Cultural!

Texto e Fotos: Fernão Duarte.
Texto originalmente publicado no Jornal Correio Regional.


"Tomara que tudo e todos
sejam rebocados de arte

E que tenhamos sempre
o melhor coração que
pudermos

Para que a gente
possa ser uma andorinha
e conte um dia
para alguém que gostamos
muito
"O nosso bando passou por
aqui"

Sim, "o nosso bando passou por aqui". E ele é tão numeroso, que ainda está cruzando o céu azul de uma tarde quente de inverno. E se você reparar, à medida que este bando, este que tem "sempre o melhor coração", vai passando, vai atraindo mais corações e aumentando, e passando, e aumentando... E já não somos apenas andorinhas; somos bem-te-vis, sabiás, cardeais, pombas... Esta diversidade nos aproxima, nos une, nos faz ser um. Uma ideia, um coração, uma proposta, uma opção.
E foi assim que aconteceu nosso Sábado Cultural. Uma diversidade de artistas que em pouco mais de três semanas decidiram que era o momento de criar um movimento; um movimento pequeno, simples, despretensioso: alçar voo e permitir que as pessoas vissem que sim, Carazinho produz arte; Sim, nossa cidade faz arte de qualidade; Sim, Carazinho tem literatura, escultura, artistas plásticos, artesãos, desenhistas, músicos compositores, arranjadores, instrumentistas, fotógrafos... E magia.
Além de tudo isso, Carazinho tem público, um público que prestigia, valoriza os artistas e, principalmente, sente falta em vê-los. E antes que eu me torne enfadonho, deixo meu agradecimento a toda imprensa, a todos os artistas expositores, aos músicos e grupos que se apresentaram, à FUCCAR, à Editora Os Dez Melhores e à revista Café Espacial, aos músicos da Orquestra Comunitária de Carazinho e ao maestro Tiago Kreutzer.
Ps.: Um agradecimento especial ao DJ Naza, que se virou como roadie, técnico de som, auxiliar de palco, e fez a trilha sonora da festa com extrema competência. Achou que eu ia me esquecer de você, né?